Cursos culturais: Costura Criativa

Compartilhe:

Já ouviu falar de costura criativa do Paineiras? Pouca gente sabe, mas há um universo por trás desse curso promovido pelo Paineiras. A atividade permite a criação peças como roupas, sacolas, capas para almofadas e muitas outras possibilidades, além da oportunidade para o desenvolvimento e o trabalho de fatores além dos materiais.

“O curso de costura criativa ajuda a pessoa a desenvolver a coordenação motora fina, habilidades cognitivas, paciência, concentração, atenção e, principalmente a capacidade de entender que todas as coisas têm um processo e uma ordem para serem feitas”, explica Nawira Scarano, professora de costura criativa do Paineiras.

Nawira afirma que, assim como todas atividades manuais (crochê e tricô), a costura criativa também possui um aspecto terapêutico e faz com que a pessoa se desligue de todas as outras coisas. “As pessoas sempre elogiam este ponto, já que elas conseguem manter totalmente o foco em uma atividade”, comenta.

Evolução gradual

Segundo a professora do Paineiras, além dos fatores técnicos relacionados a habilidades, costura criativa ajuda o aluno a lidar com a ansiedade. De acordo com ela, as alunas conseguem compreender que as coisas levam um tempo para serem feitas e que cada etapa é importante por diversos fatores. E aprendem a lidar também com a frustração.

Outro ponto importante é que o curso de costura criativa pode ser uma porta para quem deseja entrar no universo das atividades manuais, já que é uma atividade que não exige conhecimento prévio.

“No clube, nós desenvolvemos esse curso em um formato justamente pensado para que as pessoas possam começar a qualquer momento. Aqui, ensinamos de maneira detalhada as alunas a utilizar as máquinas de costura, passar a linha e desenvolver os moldes, ou seja, orientamos elas dos conhecimentos básicos aos mais avançados”, detalha Nawira.

Além disso, sempre converso com minhas alunas sobre o que elas gostariam de produzir ou o que seria muito útil para elas. Assim, consigo inserir no plano de aula algo que combine uma peça do desejo delas com uma habilidade que coloco para elas trabalharem. Dessa maneira, seguimos em uma evolução constante.

Horários

Segundas ou quintas-feiras, das 9h30 às 12h30

Nascidos em 2003 ou anos anteriores

Curso cobrado à parte, independe de matrícula em outra atividade. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo aplicativo Meu Paineiras.

A professora de costura criativa do Paineiras bateu um papo com o Instagram oficial do clube. Confira o vídeo clicando no link a seguir:

https://www.instagram.com/p/CdqdR-4Fe-x/