Ginástica Artística – SEFFE e SAT

Utilize os botões abaixo para baixar os documentos

Botões que já estão com os links correto aparecem com o texto em branco. Se o documento estiver indisponível o texto do link estará apagado

Objetivo: aprendizagem dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo as qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pela prática do esporte.

Grade horária 2024

A segurança para evitar acidentes em aulas

As alunas do curso de ginástica artística devem saber ao iniciar as aulas, sobre a modalidade que irão atuar. Devem entender sobre os riscos que os aparelhos podem oferecer ; saber sobre o respeito e a atenção para com as professoras conhecedoras do curso , que preparam suas alunas sob o aspecto psicológico , pois o medo e a falta de concentração podem gerar acidentes e preparam sob o aspecto motor, com a preparação física para cada faixa etária, facilitando a aprendizagem das habilidades e evitando a fadiga. Estas ações são mínimas para diminuir o risco de acidentes.

As professoras

-Devem orientar as alunas sobre NÃO permitir o uso de roupas soltas, pulseiras, relógios, zíper, cabelos soltos .Conscientizar as alunas para que não ultrapassem suas capacidades físicas . Inspecionar regularmente os aparelhos do ginásio. Registrar seus planos de aulas. Motivar suas alunas constantemente.

– Devem exigir disciplina , pois a falta de foco e de regras, geram riscos .

-São responsáveis pela ajuda manual , ou seja, assistência física para a execução dos movimentos , realizando esta ajuda o mais próximo possível do movimento para assegurar posturas corretas e perfeitas finalizações.

Vale a pena lembrar que se algum movimento exige muita ajuda manual para ser executado, é porque a aluna ainda não está preparada para ele !

As alunas

-Devem se preparar no início da aula com o aquecimento completo, pois o mesmo prepara para a parte física e emocional, facilitando a aprendizagem dos movimentos e evitando lesões.

-Devem estar uniformizadas corretamente para a prática da ginástica, concentradas e conversar com suas professoras sobre qualquer dificuldade que esteja encontrando .

– Devem respeitar o Ginásio , seus aparelhos e suas professoras.

Benefícios da prática da Ginástica artística

A prática da Ginástica artística é de suam importância para um melhor desenvolvimento e formação psicomotora , trabalhando especificamente flexibilidade, força, concentração, coordenação motora geral.

Qualquer dúvida ou sugestão que tiverem, procurem as professoras responsáveis.