ENERGIA LIVRE

Os gestores do projeto

(Ricardo Langendonck, Adeilton Brandão e José Ailton)

Entenda em 6 passos como o Paineiras é mais sustentável com a compra de energia no Mercado Livre

 

  1. O QUE É COMPRA DE ENERGIA ATRAVÉS DO MERCADO LIVRE?

A COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA PELO MERCADO LIVRE ESTÁ NO EXCEDENTE DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, LASTREADA NA PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA (FOTOVOLTAÍCA, EÓLICA).

  1. COMO O CLUBE ADQUIRE ENERGIA PELO MERCADO LIVRE?

A AQUISIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA É FEITA ATRAVÉS DAS EMPRESAS COMERCIALIZADORAS DE ENERGIA CONTROLADA PELA CCEE (CÂMARA DE COMÉRCIO DE ENERGIA ELÉTRICA), ONDE AS COMERCIALIZADORAS ADQUIREM O EXCEDENTE DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E REVERTEM AOS CONTRATOS FIRMADOS COM OS ADQUIRENTES.

  1. QUAIS OS BENEFÍCIOS DO USO DE ENERGIA PELO MERCADO LIVRE?

A ENERGIA ADQUIRIDA DO MERCADO LIVRE, NO CASO DO CLUBE COM FORNECIMENTO GARANTIDO ISTO É NÃO HAVERÁ RENEGOCIAÇÃO NO PERÍODO CONTRATADO, PROPORCIONARÁ UMA ECONOMIA  NO CUSTO DA ENERGIA EM RELAÇÃO A AQUISIÇÃO NO MERCADO CATIVO (ELETROPAULO) QUE AO LONGO DE UM ANO TERÁ UM VALOR REPRESENTATIVO GERANDO ECONOMIA SIGNIFICATIVA.

  1. COMO É O PROCESSO DE MIGRAÇÃO NA COMPRA DE ENERGIA PELO MERCADO LIVRE PARA A COMPRA DE ENERGIA PELO MERCADO CATIVO?

ESSE PROCESSO DE MIGRAÇÃO DÁ-SE COM A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA COMERCIALIZADORA, A QUAL JÁ FOI CONTRATADA PELO CLUBE ATRAVÉS DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA E A CARTA DENÚNCIA EM RELAÇÃO AO CONTRATO DA ELETROPAULO. TODO O PROCESSO É FEITO COM O CONHECIMENTO DA ELETROPAULO, E A ÚNICA ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA É FEITO NA CABINE DE MEDIÇÃO DO CLUBE.

  1. COMO É FEITA A TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO MERCADO LIVRE?

A TRANSMISSÃO DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE É FEITA ATRAVÉS DA MESMA REDE DA ELETROPAULO GERANDO DUAS CONTAS DISTINTAS, UMA DE TRANSMISSÃO E OUTRA DE CONSUMO, SEMPRE  ABAIXO DO CUSTO DO MERCADO CATIVO (ELETROPAULO).

  1. POSSO VOLTAR A CONSUMIR ENERGIA DO MERCADO CATIVO (ELETROPAULO)?

SIM, É NECESSÁRIO SOLICITAR O RETORNO À ELETROPAULO, CUJA CARÊNCIA É DE ATÉ 60 MESES, OU SEJA, PODE ACONTECER ANTES DESSE PERÍODO, DEPENDENDO DA DISPONIBILIDADE DE ENERGIA PELA ELETROPAULO. ENQUANTO NÃO OCORRER O RETORNO O CONSUMO DEVERÁ SER FEITO ATRAVÉS DO MERCADO LIVRE COM CONTRATO DE FORNECIMENTO GARANTIDO COM DESCONTO EM RELAÇÃO AO MERCADO CATIVO.

 

Modificado pela última vez em por